terça-feira, 12 de maio de 2015

Dicas de como montar sua clínica


Muitos profissionais quando completam a sua graduação buscam montar o seu próprio negócio, muitas vezes investindo no aluguel de pequenos espaços para a instalação de um consultório.

Para aqueles que possuem o desejo de ter a sua clínica é necessário que busquem os melhores preços e condições de pagamentos como também um local em boa localização na cidade em questão para que os clientes possam localizá-la com facilidade.
Na internet encontramos sites que oferecem kits com os aparelhos separados por área de especialização, além de uma forma de pagamento diferenciada podendo ser dividido em até 10x o valor do kit.

E como escolher o melhor local para a instalação do consultório ou clínica?
Bom, primeiramente deve ser feito uma pesquisa dos locais disponíveis para locação ou venda e logo após analisar qual o perfil das pessoas que residem por perto e se a maioria for do público alvo este é o local adequado. E após a montagem de sua clínica é necessário que haja uma boa divulgação na cidade e em redes sociais para que os clientes tenham conhecimento do seu trabalho. E lembrando a melhor propaganda é aquela feita por um cliente satisfeito.

PILATES EM LONGO PRAZO


O pilates em longo prazo, não traz prejuízo a saúde, ele só traz benefícios para quem pratica, como por exemplo, o fortalecimento do corpo inteiro, com alongamentos e exercícios que promove força, flexibilidade e equilíbrio.

As pessoas que praticam o pilates só têm a ganhar, pois estão sempre alongando e fortalecendo os músculos da melhor maneira possível, evitando, ou seja, prevenindo o corpo de sérios riscos de lesões.

O pilates por ser uma prática que ajuda muito as pessoas com vários tipos de problemas e dificuldades deveria ser mais divulgado, para que as pessoas conheçam a prática e tenham interesse e conhecimento,pois a prática do pilates além de trazer vários tipos de benefícios, ajudam também às pessoas a ganhar boa forma e elegância, levando a uma boa alta estima e melhor qualidade de vida.


DIFERENÇA ENTRE PILATES SOLO E COM APARELHOS.


O pilates é um método de condicionamento físico e mental que foi criado pelo alemão Joseph Pilates. Há duas formas de praticar o pilates, podendo ser no solo ou com aparelhos, sendo que das duas maneiras são de grande benefício para o corpo e mente de quem prática, pois, a prática oferece melhor  qualidade de vida.

O pilates com aparelho: a pessoa conta com a ajuda das molas, da cama, das empunhaduras, que ajudam a auxiliar a realização dos movimentos, sempre com a monitoração do profissional, orientando e mantendo a postura, para melhores resultados.
Ao contrário do pilates com aparelhos, o pilates solo, depende da força do próprio corpo para realizá-los, exigindo mais esforço e trazendo resultados mais rápidos. Auxiliando melhora da respiração, ajuste da postura, mais equilíbrio dentre outros benefícios para seu corpo.


O pilates, seja ele solo ou com o auxílio de aparelhos, ajuda muito as pessoas aterem uma melhor qualidade de vida, independentemente de idade, pois são exercícios que auxilia na postura entre outros benefícios para toda a vida.

Orientações ao paciente: Aprenda a manter sua coluna saudável.

A coluna é um conjunto de vértebras, responsável pela sustentação e movimentação do corpo. É uma estrutura considerada sensível e ao mesmo tempo resistente, sensível porque é através das vértebras que passa a medula espinhal que funciona como canal de comunicação entre o cérebro e as demais partes do corpo e resistente por proporcionar a flexibilidade e os movimentos realizados pelo corpo.

As pessoas muitas vezes abusam da coluna, realizando movimentos e exercícios de maneira errada, com excesso de peso e vícios posturais. Levando a dores e ao uso de medicações como analgésicos, anti-inflamatório e relaxante muscular. Além de vários outros fatores que possa levar a sérios riscos a coluna como o sedentarismo, cigarro e também a idade avançada.


Portanto para a saúde da coluna é preciso conscientização da educação postural adotando hábitos de vida saudável, como a pratica de exercícios físicos , manter o peso adequado e não fumar, assim colaborando para a saúde da sua coluna, pois boa parte das dores é causada por um desses fatores.

Fisioterapia Osteopatia: Conheça um pouco mais


O tratamento é baseado num exame clínico no qual o diagnóstico Osteopático deve conduzir a um atendimento terapêutico através de técnicas manuais. Tem como objetivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculoesquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.

Fundamentos da Osteopatia
A Osteopatia é fundamentada no exame clínico, através da anatomia, fisiologia e semiologia, sendo, erroneamente, mistificada como esotérica.
As manipulações osteopáticas são um instrumento a serviço dos fisioterapeutas. Porém, a Osteopatia é bem mais do que isso, sendo além do diagnóstico e terapêutica, o raciocínio que se permite fazer a ligação entre essas observações e a patologia funcional apresentada pelo paciente.

A intervenção – manipulações
A manipulação vertebral é comumente utilizada por fisioterapeutas para o tratamento de diversas disfunções do sistema musculoesquelético, principalmente nos casos de restrição dos movimentos articulares acessórios que causam dor ou restrição do movimento fisiológico normal, possibilitando através de um tratamento conservador a eliminação de queixas álgicas de origem vertebral e periférica.
O procedimento de realização da manipulação consiste em uma manobra de alta velocidade e baixa amplitude, a partir da barreira restritiva, e pelo fato de estar além do controle voluntário do paciente, o fisioterapeuta precisa ter certeza de que não existem contraindicações para o tratamento.

Patologias abordadas
A Osteopatia é considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, já que seus princípios filosóficos diferenciam dos da medicina convencional. Os tratamentos são baseados na capacidade de recuperação do corpo através da estimulação das articulações.
Essa técnica é indicada para alterações dolorosas no sistema musculoesquelético, como é o caso das lombalgias, cervicalgias, hérnias de disco, dores de cabeça e nas articulações; alterações de sensibilidade e limitações articulares.

Os diferenciais da osteopatia
O tratamento osteopático é puramente manual, com grande eficácia e terapêutica conservadora, sem utilização de medicação e/ou cirurgia.
Um outro diferencial da Osteopatia é que esta foca o paciente, e não a doença, para tratar as disfunções musculares, ósseas e articulares.

Regulamentação
A Osteopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e só pode ser exercida por fisioterapeutas formados e com cinco anos de pós-graduação específica na técnica.

A técnica tem uma sólida validação e é recomenda até pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atrofia Vaginal

A atrofia Vaginal ocorre após uma redução na produção de estrógeno pelos ovários devido á menopausa ou como resultados do tratamento de alguns canceres ginecológicos. Secura, inflamação e adelgamento das estruturas da pele e mucosas que revestem os órgãos genitais e urinários são alguns dos sintomas dessa atrofia.

O problema ocorre em determinados períodos da vida como o pós-parto, a amamentação e menopausa. E o cigarro pode acelerar o problema, assim como a cirurgia vaginal, a falta de relações sexuais e a falta de parto por via vaginal.


O tratamento da atrofia vaginal após a avaliação global do paciente pode se utilizar de hormônios de forma sistêmica ou de alguns medicamentos não hormonais, mas em alguns casos a fisioterapia pode e deve ser indicada para tratar a atrofia com técnicas especificas para melhoras a qualidade de vida da paciente.
Fonte: www,indice.eu

Fisioterapia Osteopatia: Assista ao video com uma entrevista com o Fisioterapeuta Anderson Moreira